C. N.
I) Santo
Tomás de Aquino é único.
Cinzelado por Deus mesmo para atingir o cume do intelecto humano, foi teólogo que usou de modo maximamente
perfeito o filosófico como servo da ciência sagrada. E sua doutrina foi
afirmada pelo magistério da Igreja como a comum desta.
Com respeito à doutrina de Santo Tomás, portanto,
quem se queira de fato tomista não pode senão segui-la em
espírito e em letra. Com efeito, porque o alcance intelectual de todos
nós é sempre inferior ao do Doutor Comum da Igreja, não é possível segui-lo em
espírito se nos afastamos dele na letra. Fazê-lo é uma temeridade cujo final
não pode nunca ser feliz, como o demonstra fartamente a própria história do
tomismo.
Ocupar-nos-emos nesta página, por conseguinte:
• de defender a doutrina de Santo Tomás das
objeções que se lhe fazem;
• de resgatar do erro pontos da obra do Doutor
Angélico que tenham sido mal compreendidos até por tomistas;
• de tentar ordenar pontos que se encontrem
dispersos pela vasta obra de Santo Tomás;
• de aplicar a doutrina tomista a questões de que,
por diversas razões, não se ocupou o próprio Aquinate;*
• de mostrar que grande parte do que hoje se diz
tomismo não passa de deformação ou mutilação da doutrina de Santo Tomás.
Sim, porque, como veremos e ao contrário do que
tantos querem fazer crer atualmente, tudo na
obra de Santo Tomás se ordena, finalmente, a Deus e a seu Reino assim na terra
como no céu.
II) Na
página Estudos Tomistas, ademais, também
se encontrarão as obras de Santo Tomás, de Santo Agostinho, de Aristóteles, etc., na língua original
ou em tradução (vide especialmente a
coluna de links), obras de tomistas
de todos os tempos (as mais fiéis à doutrina do Mestre) e obras e textos de
outros tomistas relativos à atualidade (igualmente os mais fiéis ao Doutor
Angélico), além de documentos do magistério da Igreja.
III) Esta
página, portanto, estará intencionalmente a serviço de algo maior: ajudar a constituir
escola que efetivamente
forme intelectos e corações no espírito e na letra de Santo Tomás de
Aquino.
Observação. Tudo quanto, no âmbito
global da Filosofia ou da Teologia Sagrada, tenhamos escrito ou dito e que não
esteja incluído de algum modo nesta página (ou na página A Boa Música) deve ter-se por abandonado
de nossa parte. Corresponde a uma fase em que ainda compartilhávamos teses – de tomistas ou de neotomistas –
discrepantes da doutrina de Santo Tomás.