Carlos Nougué
Escreveu
Santo Tomás de Aquino: “Há uma primazia que se mantém dentro do mesmo gênero e
que se exprime pelo comparativo ou pelo superlativo; outra há que ultrapassa o
próprio gênero e que se exprime mercê da partícula super” (Div. nom., c.
4 1. 5; cf. De pot., q. 7, a. 7, ad 2-3; Summa Theol., I, q. 4,
a. 3, ad 1). Trata-se, por antonomásia, do caso de Deus, que é o primeiro da
série de moventes, de generantes, etc., mas estando além dessas próprias séries:
é-lhes de todo transcendente. Por isso mesmo, aliás, é que o mundo poderia ter
sido criado desde sempre, sem que isso implicasse – falando propriamente –
coeternidade com o criador: porque, com efeito, “Deus é anterior ao mundo em
duração. Mas este anterior não designa prioridade de tempo, senão de eternidade”
(Tomás de Aquino, Summa Theol., I, q. 46, a. 1, ad 8). –Tudo isto se
encontra aprofundado em meu “Se se contradiz Santo Tomás ao pôr que não repugna
ao intelecto que o mundo tivesse existido desde sempre” (in Do Papa Herético
e outros opúsculos).