História da Música Erudita
Ocidental
(litúrgica e profana)
Curso on-line de
24 horas ministrado por
Carlos
Nougué
[Curso já ministrado
presencialmente e fundado
em nosso livro Das
Artes do Belo, por publicar.]
“A música não tem por fim senão
louvar a Deus e recrear a alma
(dentro de justos limites).
Quando se perde isso de vista, já não pode haver
verdadeira música, e não restarão
senão barulhos e gritos infernais.”
Joahnn Sebastian Bach
[Comunicado 1]
ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA O CURSO
E INÍCIO DESTE
1) Às 13 horas de 10 de novembro de 2016, abrir-se-ão as
inscrições para o curso online História da Música Erudita Ocidental
(religiosa e profana), de 18 horas, divididas em 12 aulas de cerca de uma
hora e meia cada uma.
2) As inscrições far-se-ão em nosso site:
VALOR E FORMAS DE PAGAMENTO
1) Valor total:
a) ou R$ 180,00 em até 6 parcelas sem juros no cartão de crédito;
b) ou R$ 165,30 por pagamento à vista mediante débito on-line ou
boleto bancário.
Observação. O pagamento se fará, em nosso
próprio site, mediante o PagSeguro.
2) Ao pagarem, os alunos-subscritores receberão automaticamente uma
senha de acesso aos vídeos-aula e à bibliografia.
INÍCIO E DURAÇÃO DO CURSO
1) O curso terá início neste mesmo dia 10 de novembro de
2016.
2) Num primeiro momento, serão liberadas duas aulas por semana. Depois
de liberadas as doze, permanecerão.
3) Os alunos-subscritores terão acesso aos vídeos-aula durante um
ano a contar da data de inscrição.
EMENTA DO CURSO
I. Fundamentos teóricos: a essência
e o fim da Música, uma das artes do belo; fundamentos da teoria musical.
II. Os gêneros da Música:
1. Litúrgico;
2. Profano, que se subdivide em
a. Profano religioso;
b. Profano em sentido estrito.
III. Marcos da música litúrgica:
1. Canto ambrosiano (ou
milanês);
2. Canto velho-romano;
3. Canto beneventiano;
4. Canto moçárabe;
5. Canto gregoriano;
6. Canto
polifônico palestriniano.
→ Compositores
que serão tratados:
• Giovanni
Pierluigi da Palestrina; Tomás Luis de Victoria; Gregorio Allegri.
IV. Marcos da música profana:
1. Origem.
2. A música profana medieval.
3. A música profana
humanista e renascentista (do século
XIV ao XVII).
→ Compositores
que serão tratados:
• Guillaume de Machaut; John
Dunstable; Guillaume de Dufay; Johannes Ockeghem; Josquin Desprez; Jacob
Obrecht; John Taverner; Thomas Tallis; Orlandus Lassus; William Byrd; Giovanni
Gabrieli; Carlo Gesualdo; Jan Pieterszoon Sweelinck.
4. A música barroca (do
século XVII ao XVIII).
→ Compositores
que serão tratados:
• Claudio Monteverdi; Orlando
Gibbons; Girolamo Frescobaldi; Jean-Baptiste Lully; Dietrich Buxtehude;
Marc-Antoine Charpentier; Johann Pachelbel; Arcangelo Corelli; Henry Purcell;
François Couperin; Alessandro Marcello; Tomaso Giovanni Albinoni; Antonio
Vivaldi; Georg Philipp Telemann; Jean Philippe Rameau; Georg Friedrich Haendel;
Johann Sebastian Bach.
5. A música clássica (do
século XVIII a inícios do XIX).
→ Compositores
que serão tratados:
• Christoph Willibald Gluck; Carl Phillip
Emanuel Bach; Franz Joseph Haydn; Wolfgang Amadeus Mozart; Ludwig van
Beethoven.
6. A música romântica (do
século XIX a meados do XX).
→ Compositores
deste período que serão tratados:
• Nicolò Paganini; Franz Schubert;
Hector Berlioz; Felix Mendelssohn; Frédéric Chopin; Robert Schumann; Franz
Liszt; Richard Wagner; César Auguste Franck; Anton Bruckner; Johannes Brahms;
Piotr Ilich Tchaikovsky; Antonín Dvórak; Charles Marie Widor; Gabriel Fauré;
Gustav Mahler; Claude Debussy; Jean Sibelius; Sergei Rachmaninoff; Franz
Schmidt; Richard Wetz.
7. A música moderna ou
atonal (século XX-XXI).
8. A música moderna tonal.
→ Compositores
que serão tratados:
• Philip Glass; Arvo Pärt.
• O caso de Prokofiev e de Shostakovich.
Apêndice: A Orquestra Moderna.
Observação 1: em cada aula se darão links para
a audição ou assistência de peças dos diversos compositores tratados, além de
indicações discográficas e técnicas (em PDF). Tanto aquelas peças como estas
indicações estarão publicadas também em nossa página A Boa Música (www.aboamusica.com.br).
Observação 2: os alunos poderão sempre escrever
ao professor suas dúvidas ou perguntas; e as respostas do professor ficarão
disponíveis a todos os alunos.
CURRÍCULO DE CARLOS NOUGUÉ
I. Dados pessoais:
Nome: Carlos (Augusto Ancêde) Nougué;
Nacionalidade: brasileira;
Idade: 64 anos.
II. Qualificações profissionais:
1) Professor de Filosofia, de Teologia e de Estética por diversos
lugares;
2) Professor de Tradução e de Língua Portuguesa em nível de
pós-graduação;
3) Tradutor de Filosofia, de Teologia e de Literatura (do latim, do
francês, etc.);
4) Lexicógrafo.
III. Autor dos seguintes livros:
• Suma Gramatical da Língua Portuguesa – Gramática Geral e
Avançada (São Paulo, É Realizações, 2015, 608 pp.);
• Estudos Tomistas – Opúsculos (Formosa, Edições Santo
Tomás, 2016, 192 pp.);
• Comentário à Isagoge de Porfírio (Formosa,
Edições Santo Tomás; por lançar-se ainda em 2016);
• Das Artes do Belo (São Paulo, É Realizações; por
lançar-se);
• A Necessidade da Física Geral Aristotélica (São
Paulo, É Realizações; por lançar-se como estudo introdutório da tradução
do Comentário de Santo Tomás à Física de Aristóteles).
• etc.
IV. Outros cursos on-line ministrados
por Carlos Nougué:
V. Responsável pelas
seguintes páginas web:
___________
Uma iniciativa conjunta
Central de Cursos Contemplatio
Associação Cultural Santo Tomás