História da Música
Erudita Ocidental
(litúrgica e profana)
Curso on-line de
24 horas ministrado por
Carlos
Nougué
[Curso já
ministrado presencialmente e fundado
em nosso
livro Das Artes do Belo, por publicar.]
“A música não tem por
fim senão louvar a Deus e recrear a alma
(dentro de justos
limites). Quando se perde isso de vista, já não pode haver
verdadeira música, e
não restarão senão barulhos e gritos infernais.”
Joahnn Sebastian Bach
[Comunicado 1]
ABERTURA
DAS INSCRIÇÕES PARA O CURSO
E
INÍCIO DESTE
1)
Em 10
de novembro de 2016, abrir-se-ão as inscrições para o curso online
História da Música Erudita Ocidental (religiosa e profana), de 18 horas,
divididas em 12 aulas de cerca de uma hora e meia cada uma.
2)
As inscrições far-se-ão em nosso site:
VALOR
E FORMAS DE PAGAMENTO
1)
Valor total:
a)
ou R$ 180,00 em até 6 parcelas sem juros no cartão de crédito;
b)
ou R$ 165,30 por pagamento à vista mediante débito on-line ou boleto bancário.
Observação. O pagamento se fará, em nosso próprio site,
mediante o PagSeguro.
2)
Ao pagarem, os alunos-subscritores receberão automaticamente uma senha de
acesso aos vídeos-aula e à bibliografia.
INÍCIO
E DURAÇÃO DO CURSO
1)
O curso terá início no mesmo dia 10 de novembro próximo.
2)
Os alunos-subscritores terão acesso aos vídeos-aula durante um ano a
contar da data de inscrição.
EMENTA
DO CURSO
I. Fundamentos
teóricos: a essência e o fim da Música, uma das artes do belo; fundamentos da
teoria musical.
II. Os gêneros da Música:
1. Litúrgico;
2. Profano,
que se subdivide em
a. Profano
religioso;
b. Profano
em sentido estrito.
III. Marcos
da música litúrgica:
1. Canto
ambrosiano (ou milanês);
2. Canto
velho-romano;
3. Canto
beneventiano;
4. Canto
moçárabe;
5. Canto
gregoriano;
6. Canto
polifônico palestriniano.
→ Compositores que serão tratados:
• Giovanni Pierluigi da
Palestrina; Tomás Luis de Victoria; Gregorio Allegri.
IV. Marcos
da música profana:
1. Origem.
2. A música
profana medieval.
3. A música
profana humanista e renascentista (do
século XIV ao XVII).
→ Compositores que serão tratados:
• Guillaume
de Machaut; John Dunstable; Guillaume de Dufay; Johannes Ockeghem; Josquin
Desprez; Jacob Obrecht; John Taverner; Thomas Tallis; Orlandus Lassus; William
Byrd; Giovanni Gabrieli; Carlo Gesualdo; Jan Pieterszoon Sweelinck.
4. A música
barroca (do século XVII ao XVIII).
→ Compositores que serão tratados:
• Claudio
Monteverdi; Orlando Gibbons; Girolamo Frescobaldi; Jean-Baptiste Lully;
Dietrich Buxtehude; Marc-Antoine Charpentier; Johann Pachelbel; Arcangelo
Corelli; Henry Purcell; François Couperin; Alessandro Marcello; Tomaso Giovanni
Albinoni; Antonio Vivaldi; Georg Philipp Telemann; Jean Philippe Rameau; Georg
Friedrich Haendel; Johann Sebastian Bach.
5. A música
clássica (do século XVIII a inícios do XIX).
→ Compositores que serão tratados:
• Christoph Willibald Gluck; Carl Phillip Emanuel
Bach; Franz Joseph Haydn; Wolfgang Amadeus Mozart; Ludwig van Beethoven.
6. A música
romântica (do século XIX a meados do XX).
→ Compositores deste período que
serão tratados:
• Nicolò
Paganini; Franz Schubert; Hector Berlioz; Felix Mendelssohn; Frédéric Chopin;
Robert Schumann; Franz Liszt; Richard Wagner; César Auguste Franck; Anton
Bruckner; Johannes Brahms; Piotr Ilich Tchaikovsky; Antonín Dvórak; Charles
Marie Widor; Gabriel Fauré; Gustav Mahler; Claude Debussy; Jean Sibelius;
Sergei Rachmaninoff; Franz Schmidt; Richard Wetz.
7. A música
moderna ou atonal (século XX-XXI).
8. A música
moderna tonal.
→ Compositores que serão tratados:
• Philip
Glass; Arvo Pärt.
• O caso de Prokofiev e de Shostakovich.
Apêndice: A Orquestra Moderna.
Observação 1: em cada aula se darão links para a
audição ou assistência de peças dos diversos compositores tratados, além de
indicações discográficas e técnicas (em PDF). Tanto aquelas peças como estas
indicações estarão publicadas também em nossa página A Boa Música (www.aboamusica.com.br).
Observação 2: os alunos poderão sempre escrever ao
professor suas dúvidas ou perguntas; e as respostas do professor ficarão
disponíveis a todos os alunos.
CURRÍCULO DE CARLOS NOUGUÉ
I. Dados pessoais:
Nome:
Carlos (Augusto Ancêde) Nougué;
Nacionalidade:
brasileira;
Idade:
64 anos.
II. Qualificações profissionais:
1)
Professor de Filosofia, de Teologia e de Estética por diversos lugares;
2)
Professor de Tradução e de Língua Portuguesa em nível de pós-graduação;
3)
Tradutor de Filosofia, de Teologia e de Literatura (do latim, do francês,
etc.);
4)
Lexicógrafo.
III. Autor dos seguintes livros:
• Suma
Gramatical da Língua Portuguesa – Gramática Geral e Avançada (São
Paulo, É Realizações, 2015, 608 pp.);
• Estudos
Tomistas – Opúsculos (Formosa, Edições Santo Tomás, 2016, 192 pp.);
• Comentário
à Isagoge de Porfírio (Formosa, Edições Santo Tomás;
por lançar-se ainda em 2016);
• Das
Artes do Belo (São Paulo, É Realizações; por lançar-se);
• A
Necessidade da Física Geral Aristotélica (São Paulo, É Realizações;
por lançar-se como estudo introdutório da tradução do Comentário de
Santo Tomás à Física de Aristóteles).
•
etc.
IV. Outros cursos on-line ministrados
por Carlos Nougué:
V. Responsável pelas
seguintes páginas web:
•
Estudos Tomistas (www.estudostomistas.com.br);
•
A Boa Música (www.aboamusica.com.br).
___________
Uma iniciativa
conjunta
Central de Cursos Contemplatio
Associação Cultural
Santo Tomás