História da Filosofia:
Do Impulso Grego ao Abismo Moderno
Curso on-line de
64 horas ministrado por
Carlos Nougué
[Trata-se do mesmo curso iniciado anos atrás
e suspenso por motivos de força maior.
Vem agora em formato mais exequível
para o atual momento.]
“A felicidade última do
homem está na contemplação da Verdade.”
Santo
Tomás de Aquino
ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA O CURSO
1) A partir do dia do dia 1o de novembro próximo,
estarão abertas as inscrições para o curso on-line História da Filosofia: Do Impulso Grego ao
Abismo Moderno, de 64 horas, divididas em 32 aulas de cerca de duas horas
cada uma.
2) As inscrições
far-se-ão em nosso site:
VALOR E FORMAS DE PAGAMENTO
1) Valor total:
• Ainda não o
estabelecemos. Mas será tão acessível como o de todos os nossos cursos. Assim
procedemos porque de fato queremos propiciar o aristotelismo-tomismo ao maior
número possível.
Observação
1. Os que já estiverem inscritos no curso O Melhor Regime Político segundo Santo Tomás de
Aquino ou no curso História da
Música Erudita Ocidental (religiosa e profana), bem como os que estavam
inscritos no curso de História da Filosofia interrompido, terão 20% de
desconto.
Observação
2. O pagamento se
fará, em nosso próprio site, mediante o PagSeguro.
2) Ao pagarem, os
alunos-subscritores receberão automaticamente uma senha de acesso aos vídeos-aula e à bibliografia.
INÍCIO E DURAÇÃO DO CURSO
1)
O curso se iniciará no dia 15 de novembro próximo.
2) Os
alunos-subscritores terão acesso aos vídeos-aula durante vinte meses a contar da data de
inscrição.
EMENTA DO
CURSO
I. Os fundamentos aristotélico-tomistas de nosso
curso e as razões de seu título.
Observação: todo o curso girará em torno de três eixos: a
Lógica, a Física e a Metafísica ou Teologia filosófica, além da Ética-Política.
II. A
Filosofia Pagã Clássica:
1. Os
pré-socráticos:
• Os naturalistas; Pitágoras e os pitagóricos;
Xenófanes e a Escola Eleática; Empédocles; Anaxágoras; os atomistas; o
ecletismo; a decadência sofística.
2. Sócrates: a abertura da estrada
real da filosofia.
3. Os
socráticos menores:
decadência.
3. Platão.
4. Aristóteles: a Filosofia por antonomásia.
5. Entre
o período helenístico e o fim da era pagã – longa decadência:
• As escolas socráticas, platônicas e
aristotélicas; o estoicismo; ceticismo e ecletismo.
6. O neoestoicismo romano.
7. Andrônico,
o renascimento do aristotelismo e o neoaristotelismo de Alexandre de Afrodísias.
8. Epicurismo, pirronismo, ceticismo e cinismo tardios.
9. Fílon de Alexandria.
10.
Médio-platonismo e neopitagorismo.
11.
O neoplatonismo:
• Plotino e seus discípulos, em especial Porfírio.
III. O
Filosofar Cristão.
§ Não se tratará neste
curso a Teologia Sagrada, e daremos as razões disso. Mas trataremos, sim, as
luzes que ela projeta sobre a mesma Filosofia.
1. Os Padres.
2. Santo Agostinho.
3. A Escolástica:
§
A querela dos universais.
a. Até Santo Tomás de Aquino.
§
Avicena e Averróis.
b.
Santo Tomás de Aquino: alma gêmea de
Aristóteles.
• A compreensão definitiva de
Aristóteles.
• Os necessários complementos e as
necessárias correções ao aristotelismo.
• Por uma filosofia tomista.
4. A decadência:
• Duns Scot; Ockham e o nominalismo.
5.
A reação tomista ao scotismo e ao
nominalismo: seus méritos, seus defeitos:
• Os primeiros; o Cardeal Caetano;
Salamanca; João de Santo Tomás; et alii.
§
Nicolau de Cusa; o ecletismo de Suárez.
IV. A
Filosofia Moderna ou o Antiaristotelismo:
1. O surgimento no
Renascimento da mal chamada ciência moderna (e suas sementes humanistas).
• Giordano
Bruno, Bacon, Gassendi, Galileu; Maquiavel; et
alii.
2. De Descartes
a Leibniz:
• Descartes;
Pascal; Malebranche; Spinoza; Leibniz.
3. De Hobbes a Hume:
• Hobbes;
Locke; Newton; Berkeley; Hume.
4. De Wolf a Kant:
• A
Ilustração francesa; a Ilustração alemã; Vico; Kant.
5. De Fichte a
Nietzsche:
• Fichte; Schelling;
Hegel; Schopenhauer; Kierkegaard; o primeiro materialismo; o neokantismo; Nietzsche.
§ O marxismo e o darwinismo.
6. De Bentham a Merleau-Ponty:
• Bentham;
Spencer; Mill; Spencer; o idealismo anglo-saxão; o pragmatismo; Moore;
Russell.
§ Whitehead.
• Maine de Biran; Comte e o positivismo; Ravaisson;
Husserl e a fenomenologia; Bergson; Heidegger; Sartre; Merleau-Ponty.
§ O modernismo “católico”.
§ O neotomismo.
§ A Psicanálise, a Sociologia e a Linguística.
10. O fundo do
abismo contemporâneo.
Observação 1: dar-se-á mais
destaque aos filósofos mais importantes de cada período.
Observação 2: dar-se-á a devida bibliografia.
Observação 3: os alunos poderão sempre escrever ao professor
suas dúvidas ou perguntas relativas ao curso; e as respostas do professor
ficarão disponíveis para todos os alunos.
CURRÍCULO DE CARLOS NOUGUÉ
I. Dados pessoais:
Nome: Carlos (Augusto Ancêde) Nougué;
Nacionalidade: brasileira;
Idade: 64 anos.
II. Qualificações
profissionais:
1)
Professor de Filosofia, de Teologia e de Estética por diversos lugares;
2)
Professor de Tradução e de Língua Portuguesa em nível de pós-graduação;
3)
Tradutor de Filosofia, de Teologia e de Literatura (do latim, do francês,
etc.);
4)
Lexicógrafo.
III. Autor dos seguintes
livros:
• Suma
Gramatical da Língua Portuguesa – Gramática Geral e Avançada (São
Paulo, É Realizações, 2015, 608 pp.);
• Estudos
Tomistas – Opúsculos (Formosa, Edições Santo Tomás, 2016, 192 pp.);
• Comentário
à Isagoge de Porfírio (Formosa, Edições Santo Tomás;
por lançar-se ainda em 2016);
• Das
Artes do Belo (São Paulo, É Realizações; por lançar-se);
• A
Necessidade da Física Geral Aristotélica (São Paulo, É Realizações;
por lançar-se como estudo introdutório da tradução do Comentário de
Santo Tomás à Física de Aristóteles).
• Do
Papa Herético (Formosa, Edições Santo Tomás; por lançar-se);
• etc.
IV. Outros cursos on-line ministrados
por Carlos Nougué:
V. Responsável pelas
seguintes páginas web:
___________
Uma iniciativa conjunta
Central
de Cursos Contemplatio
Associação
Cultural Santo Tomás