Assim
como um juiz não pode sentenciar em juízo
até
haver escutado as duas partes, assim o homem que
estuda
filosofia julga melhor se observa o choque
das
ideias, como o de dois adversários em pugna.
Santo
Tomás de Aquino
Cardeal Pie de Poitiers
Deve-se preferir
seguramente a calma exposição dos dogmas à discussão: nossos ilustres
predecessores disseram-no com frequência, e seria muito fácil fazer apenas uma
coleção de seus escritos em que o dizem. Mas as exigências do tempo
colocavam-nos também a eles em meio a polêmicas, e, quando se leem as suas
obras, compreende-se que a polêmica ocupa talvez até a maior parte delas.
Mas não devemos
lamentar-nos disto! Foi para que se vissem brotar daqueles golpes as mais
brilhantes centelhas de seu gênio, os traços mais luminosos de seu espírito.
Não sei se a tradição católica seria irreparavelmente prejudicada mais com a
perda dos livros de apologética e dos tratados de polêmica do que com a dos de
catequese e das homilias pastorais.
Dizem, eu sei, que a
contradição pode dar demasiado peso ao agressor, que lhe pode conciliar o
favor popular, enquanto o silêncio e o desprezo o deixam afundar na obscuridade
e no silêncio. Respondo logo que a Igreja, sem supervalorizar ou engrandecer
propositadamente nenhum adversário, tem o costume de não subestimar nenhum, e,
portanto, se qualquer se sentir honrado, a culpa não será da Igreja.
Acrescentemos que a
teoria do silêncio é um pouco demasiado cômoda para não ser suspeita, e
verificamos que, relativamente ao passado, não pode contar a seu favor com o
sucesso nem com a autoridade nem com o exemplo.
Uma vez que se insiste
tanto na dificuldade de observar a caridade nas discussões religiosas, respondo
que os grandes Doutores nos dão exemplos muito claros e regras bem precisas a
este propósito. Em textos que todos conhecemos, aconselham o comedimento, a
moderação, a indulgência para com os próprios inimigos de Deus e da verdade, o
que não os impede de usar, sem contradizer estes princípios, a arma da
indignação, às vezes ainda a do ridículo, com uma vivacidade e com uma liberdade
de linguagem que incomodariam nossos ouvidos delicados.
A caridade, com efeito,
encerra antes de tudo o amor de Deus e da verdade. Não teme, por isso,
desembainhar a espada ao tratar-se dos interesses da causa sagrada, sabendo que
mais de um inimigo pode ser refutado e curado somente com golpes ousados e
talhos salutares.