Carlos
Nougué
1) No curso Por uma Filosofia Tomista, o tratado da
Física ocupou-nos bom número de aulas. Ali se pôde empreender uma efetiva
introdução à Física Geral aristotélico-tomista, mas não pudemos dar senão
poucos passos na crítica da Física moderna, que, se tende a constituir-se em ciência média ou mista entre a Física e a Matemática, carece todavia de verdadeiro
método científico.
2) O que quer dizer isto
último – o carecer de verdadeiro método científico – é o que começaremos a
expor a partir da próxima aula do curso A
Ordem das Disciplinas – segundo Santo Tomás de Aquino. Naturalmente,
como este curso visa antes a orientar os estudos dos que iniciam sua marcha
para a Sabedoria, tampouco aqui poderemos avançar além de certo ponto. Mas poderemos ir um pouco além do que fomos em Por
uma Filosofia Tomista.
3) Assim, em certo
número de aulas sucessivas do atual curso (a começar pela de 3 de fevereiro),
além de indicarmos a bibliografia correspondente, trataremos:
a) os fins do estudo da
Física Geral;
b) o acordo entre a fé e a razão, e entre o livro do Gênesis e as ciências naturais, segundo a devida
ordem;
c) o que é a Física
Geral (aristotélico-tomista);
d) o que é a Física
moderna, e justa crítica dela;
e) Galileu, Newton, a
Teoria da Relatividade, a Mecânica Quântica, etc.;
f) o movimento, a gravidade, a inércia, etc., segundo o ângulo aristotélico-tomista: indicações.
4) Não nos propomos a
escrever um tratado de Física Geral. Mas pelo fim deste ano sairá pela editora
Filocalia o quarto livro de Grandes
Comentadores, coleção que coordenamos;*
e este livro conterá um estudo introdutório nosso de mais de cem páginas, no
qual daremos um como acabamento ao que se começou a dizer da Física Geral e da moderna
em Por uma Filosofia Tomista e em A Ordem das Disciplinas.
*
Os dois primeiros livros da coleção (Da
Criação do Mundo e Outros Escritos e Questões
sobre o Gênesis), por lançar-se em março, são do teólogo judeu Fílon de
Alexandria (c. 10 a.C.-c. 50 d.C.)., o primeiro a usar a
Filosofia como serva da Teologia. O terceiro livro, por lançar-se em meados
do ano, é de Santo Agostinho.