I) Há duas classes
de verdades:
1) As verdades contingentes ou propriamente acidentais:
que este gato seja gordo ou que hoje vente são coisas
contingentes, ou seja, que podem dar-se ou não dar-se no gato ou no dia de
hoje.
2) As verdades necessárias,
que por sua vez se subdividem:
a) as verdades necessárias e essenciais:
por exemplo, que o homem seja animal racional;
b) as verdades necessárias mas acidentais
(no sentido de acidentes próprios ou propriedades): por exemplo, que o homem
seja animal político.
II) Há, por
conseguinte, duas classes de enunciações
ou proposições:
1) As enunciações
ou proposições per accidens: quando o predicado se
atribui ao sujeito em razão de algo contingente ou propriamente acidental: por
exemplo, Este homem é gordo.
2) As enunciações
ou proposições per se: quando o predicado se atribui ao
sujeito em razão:
a) daquilo que lhe
é essencial: O homem é animal racional;
ou
b) de algo que lhe pertence necessariamente como acidente próprio: O homem é político ou social ou ridente.