18.11.1302
Una, santa, católica e apostólica: esta é a Igreja que devemos crer e
professar, já que é isso o que a ensina a fé. Nesta Igreja cremos com firmeza e
com simplicidade testemunhamos. Fora dela não há salvação, nem remissão dos
pecados, como declara o esposo no Cântico: “Uma só é minha pomba sem defeito. Uma só a preferida pela mãe que a
gerou” (Ct 6,9). Ela representa o único corpo místico, cuja cabeça
é Cristo, e Deus é a cabeça de Cristo. Nela existe “um só Senhor, uma só fé e um só batismo” (Ef 4,5). Com
efeito, apenas uma foi a arca de Noé na época do dilúvio; ela foi a figura
antecipada da única Igreja; encerrada com “um côvado” (Gn 6,16), teve um único piloto e um único
chefe: Noé. Como lemos, tudo o que existia fora dela, sobre a terra, foi
destruído.
A esta única Igreja, nós a veneramos, como diz o Senhor pelo
profeta: “Salva minha vida da
espada, meu único ser, da pata do cão” (Sl 21,21). Ao mesmo tempo
que Ele pediu pela alma – ou seja, pela cabeça –, também pediu pelo corpo,
porque chamou o seu corpo de único, isto é, a Igreja, por causa da unidade da
Igreja no seu esposo, na fé, nos sacramentos e na caridade. Ela é a veste sem
costura (Jo 19,23) do Salvador, que não foi dividida, mas tirada à sorte. Por
isso, esta Igreja, una e única, tem um só corpo e uma só cabeça, e não duas
como um monstro: é Cristo, e Pedro é vigário de Cristo, bem como os sucessores
de Pedro, conforme o que disse o Senhor ao próprio Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo
21,17). Disse “minhas” em geral
e não “esta” ou “aquela” em particular, de forma
que se subentende que todas lhe foram confiadas. Assim, se os
gregos ou outros dizem que não foram confiados a Pedro e aos seus sucessores, é
necessário que reconheçam que não fazem parte das ovelhas de Cristo, pois o
Senhor disse no Evangelho de São João: “Há um só rebanho e um só Pastor” (Jo 10,16).
As palavras do Evangelho nos ensinam: este poder comporta dois gládios,
ambos estão em poder da Igreja: o gládio espiritual e o gládio temporal. Mas
este último deve ser usado para a Igreja, enquanto o primeiro deve ser
usada pela Igreja. O espiritual deve
ser manuseado pela mão do sacerdote; o temporal, pela mão dos reis e
cavaleiros, com o consenso e segundo a vontade do sacerdote. Um gládio deve
estar subordinado ao outro gládio; a autoridade temporal deve ser submissa à
autoridade espiritual.
O poder espiritual deve superar em dignidade e nobreza toda espécie de
poder terrestre. Devemos reconhecer isso porque muito nitidamente percebemos
que as coisas espirituais sobrepujam as temporais. A verdade o atesta: o poder
espiritual pode estabelecer o poder terrestre e julgá-lo se este não for bom.
Ora, se o poder terrestre se desvia, será julgado pelo poder espiritual. Se o
poder espiritual inferior se desvia, será julgado pelo poder superior. Mas, se
o poder superior se desvia, só Deus poderá julgá-lo e não o homem. Assim
testemunha o apóstolo: “O homem
espiritual julga a respeito de tudo e por ninguém é julgado” (1Cor
2,15).
Esta autoridade, ainda que tenha sido dada a um homem e por ele seja
exercida, não é humana, mas de Deus. Foi dada a Pedro pela boca de Deus e
fundada para ele e seus sucessores n’Aquele que ele, a rocha, confessou, quando
o Senhor disse a Pedro: “Tudo o
que ligares...” (Mt 16,19). Assim, quem resiste a este poder
estabelecido por Deus “resiste à
ordem de Deus” (Rm 13,2), a menos que esteja imaginando dois
princípios, como fez Manes, opinião que julgamos falsa e herética, já que,
conforme Moisés, não é “nos
princípios”, mas “no
princípio” que “Deus criou o céu e a terra” (Gn 1,1).
Por isso, declaramos, dizemos, definimos e pronunciamos que é
absolutamente necessário à salvação de toda criatura humana estar sujeita ao
romano pontífice.
Dada
no oitavo ano de nosso pontificado [18 de novembro de 1302].